UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 16h51 / Atualizada 08/07/2010 - 16h51

Obama diz duvidar que Israel ataque o Irã sem informar os EUA disso (TV)

JERUSALÉM, 8 Jul 2010 (AFP) -O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou, em entrevista divulgada nesta quinta-feira na televisão israelense, que é improvável que Israel ataque instalações nucleares do Irã, sem informar com antecedência os Estados Unidos.

"É inaceitável que o Irã possua armas nucleares, e faremos tudo o que estiver a nosso alcance para impedir que isso aconteça", declarou Obama ao canal 2 israelense.

"Nenhum de nós tentará surpreender o outro", respondeu Obama a uma pergunta sobre se estava preocupado com a possibilidade de Israel atacar as instalações nucleares iranianas sem participar os Estados Unidos disso.

A entrevista, a primeira concedida por Obama a um canal israelense desde que assumiu o poder há cerca de um ano, foi realizada nesta quarta-feira, durante a visita aos Estados Unidos do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Na terça-feira, Obama e Netanyahu se reuniram no Salão Oval da Casa Branca e falaram do programa nuclear iraniano, assim como do processo de paz no Oriente Médio.

Apesar dos desmentidos dos dirigentes iranianos, "tudo indica que estão em busca de armas nucleares", considerou o presidente americano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    0,36
    3,291
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h30

    -0,42
    62.988,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host