UOL Notícias Notícias
 
08/07/2010 - 10h17 / Atualizada 08/07/2010 - 10h29

Obama elogia acordo com UE para transmissão de dados bancários

WASHINGTON, 8 Jul 2010 (AFP) -O presidente Barack Obama saudou nesta quinta-feira o acordo entre seu país e a União Europeia para compartilhar informações bancárias, considerando a medida uma ferramenta chave contra o terrorismo e que fará com que os cidadãos vivam de forma mais segura.

O parlamento europeu deu seu aval nesta quinta-feira a um controvertido acordo que faz parte da luta contra o financiamento do terrorismo, e que permite à União Europeia voltar a transmitir dados bancários de seus cidadãos aos Estados Unidos.

"A ameaça de terrorismo que enfrentam os Estados Unidos e a União Europeia continua e, com este acordo, todos os nossos cidadãos estarão mais seguros", declarou Obama em um comunicado publicado pela Casa Branca.

Os eurodeputados chegaram a um acordo de 484 votos a favor, 109 contra e 12 abstenções em uma votação organizada em sessão plenária do Parlamento europeu, com sede em Estrasburgo.

O acordo permitirá ao Tesouro americano ter acesso novamente, a partir de 1o. de agosto aos dados financeiros de 8.000 instituições e bancos de 200 países administrados pela empresa Swift, cuja sede está em Bruxelas.

A transferência de dados, que incluem os de cidadãos da UE, estava suspensa desde fevereiro depois da recusa dos deputados europeus a um primeiro projeto por considerar insuficientes as garantias propostas por Washington para a proteção das informações privadas.

O novo acordo, negociado pela comissária europeia encarregadas dos Assuntos do Interior, Cecilia Malmstr¶m, foi aprovado pelos governos europeus a fim de junho e esperava a aprovação dos deputados para poder ser aplicado.

Os Estados Unidos necessitam deste acordo já que a Swift transferiu todo seu banco de dados europeus à Holanda. Washington considera que estas informações são cruciais para rastrear o financiamento do terrorismo inernacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host