UOL Notícias Notícias
 
09/07/2010 - 22h38 / Atualizada 09/07/2010 - 22h52

Chefes de inteligência negociaram troca de espiões

NOVA YORK, 9 Jul 2010 (AFP) -A troca de espiões concluída nesta sexta-feira, em Viena, foi negociada entre o diretor da CIA e um alto funcionário dos serviços russos de Inteligência, revelou um porta-voz da Casa Branca, confirmando informações do Wall Street Journal.

O porta-voz, que pediu para não ser identificado, revelou ainda que o presidente americano, Barack Obama, foi informado pessoalmente, no dia 11 de junho passado, da existência de uma rede de espiões trabalhando para a Rússia.

A Casa Branca tomou conhecimento da presença destes agentes nos Estados Unidos no mês de fevereiro, muito antes de sua prisão, que ocorreu no dia 27 de junho, acrescentou a fonte.

"O governo dos Estados Unidos estabeleceu uma lista de quatro pessoas que os russos deveriam libertar por razões humanitárias, de saúde e outras, e a enviou a Moscou", revelou o funcionário.

O diretor da CIA, Leon Panetta, "conduziu as negociações e recebemos uma resposta pouco depois de propor os nomes" para a troca.

Panetta então recebeu "detalhes sobre as pessoas implicadas e sobre o que elas haviam feito durante a última década". Também foi informado de que alguns dos envolvidos "pretendiam viajar para o exterior durante o verão".

Barack Obama presidiu então, no dia 18 de junho, uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para discutir o destino dos agentes.

"Durante a prisão dos envolvidos, o presidente foi constantemente informado sobre o progresso da situação", revelou o funcionário da Casa Branca.

O nome do responsável com quem Panetta negociou a troca não foi mencionado pelo porta-voz.

Nesta sexta-feira, em Viena, dez agentes que trabalharam para a Rússia, sendo nove russos e uma peruana, foram trocados por quatro espiões libertados por Moscou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host