UOL Notícias Notícias
 
10/07/2010 - 15h11 / Atualizada 10/07/2010 - 15h42

Barco líbio com destino a Gaza muda rota e segue para o Egito

Em Atenas

Fronteiras em Gaza

Um barco fretado pela Líbia para levar ajuda à Gaza rompendo o bloqueio israelense saiu neste sábado de um porto grego em direção ao Egito, anunciaram à AFP seu agente marítimo e o ministério grego de Relações Exteriores.

"Todos os documentos estão em ordem. Indicam como destino o porto egípcio de El-Arich", declarou o agente Petros Arvanitis, acrescentando que o barco, o "Amalthea" acabava de deixar na tarde o porto de Lavrio, 60 km a sudeste de Atenas.

"Recebemos a garantia do embaixador líbio de que o barco irá para o porto de El-Arich", disse, por sua vez, o porta-voz do ministério grego de Relações Exteriores, Grigoris Delavekouras.

Com bandeira da Moldávia, o barco de 92 metros foi fretado pela fundação dirigida por SEif Al-Islam Kadafi, filho do líder líbio Muamar Kadafi.

Além dos 12 membros da tripulação, de diversas nacionalidades, nove pessoas, entre elas seis líbios, um nigeriano, um marroquino e um argelino estão a bordo, informou Arvanitis.

Em um comunicado, a Fundação havia indicado na sexta-feira que o barco com simpatizantes da causa palestina a bordo dirigia-se à Gaza, para romper o bloqueio israelense levando "duas mil toneladas de ajuda humanitária que inclui alimentos e remédios".

Mas o ministério israelense de Relações Exteriores anunciou neste sábado que conseguiu abortar o projeto por via diplomática, fazendo contatos com Grécia e Moldávia.

Em 31 de maio, uma frota internacional pró-palestina com material humanitário com destino a Gaza foi assaltada pelo exército israelense em águas internacionais, em uma operação na qual morreram nove cidadãos turcos.

Após a forte reação pública internacional contra esta ação, Israel decidiu abrandar o bloqueio imposto a Gaza desde 2007, quando o movimento islamita palestino Hamas assumiu o controle do enclave.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host