UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 09h17 / Atualizada 11/07/2010 - 09h32

Cargueiro líbio continua navegando rumo a Gaza: fundação Kadhafi

TRÍPOLI, Líbano, 11 Jul 2010 (AFP) -O cargueiro fretado pela Fundação Kadhafi de Seif Al Islam, filho do líder líbio Muammar Kadhafi, se dirigia este domingo ao porto de Gaza, informou à AFP um representante da Fundação, que está a bordo do navio.

"Vamos para Gaza. Não vamos mudar de direção", declarou Machalá Zwei por telefone via satélite.

Israel se mostrava, este domingo, disposto a impedir pela via diplomática ou à força a nova tentativa deste navio, o cargueiro "Amalthea", de bandeira da Moldávia e que zarpou da Grécia, de romper o bloqueio marítimo imposto à Faixa de Gaza.

Interrogado sobre uma possível intervenção militar israelense, Zwei disse que a fundação não busca "o enfrentamento ou a provocação".

"Por enquanto, apenas nos interessa saber como vamos ajudar Gaza", assegurou. "A comunidade internacional está atenta e esperamos que nos ajude a alcançar nosso objetivo", acrescentou.

O ministro sem pasta Yossi Peled, do partido Likud, do chefe de governo, Benjamin Netanyahu, advertiu em declarações à rádio pública que "Israel não permitirá ao navio desembarcar diretamente seu carregamento no porto de Gaza".

Na madrugada de sábado para domingo, o ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, qualificou a nova tentativa de romper o bloqueio de "provocação supérfula", segundo um comunicado oficial.

Uma frota internacional pró-palestina que levava ajuda humanitária a Gaza foi atacada em 31 de maio pela Marinha israelense em águas internacionais. Nove turcos morreram no ataque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host