UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 16h09 / Atualizada 11/07/2010 - 16h24

França: Woerth não interveio no dossiê Bettencourt (relatório)

PARIS, 11 Jul 2010 (AFP) -O ministro francês do Trabalho, Eric Woerth, "não interveio" no dossiê fiscal da herdeira da l'Oréal, Liliane Bettencourt, quando era ministro do Orçamento, segundo um relatório da Inspeção Geral de Finanças (IGF) publicado neste domingo.

"Durante o período em que era encarregado do Orçamento", Woerth "não interpôs sua autoridade para pedir, impedir ou orientar uma decisão ou um controle sobre Bettencourt", herdeira dos cosméticos L'Oréal, diz o informe citado em comunicado do ministério.

Gravações clandestinas efetuadas em telefonemas do pessoal ligado a Liliane Bettencourt, herdeira do gigante dos cosméticos L'Oréal, sugerem a existência de operações de evasão fiscal.

A imprensa e dirigentes da oposição supõem que Woerth teria encoberto tais operações quando era ministro do Orçamento, principalmente porque sua esposa, Florence Woerth, administrava uma parte da fortuna pessoal de Liliane Bettencourt.

A publicação do relatório da IGF, uma instituição encarregada, principalmente, de controlar o funcionamento do ministério das Finanças, aconteceu na véspera de um pronunciamento do presidente Nicolas Sarkozy na televisão. Ele deve falar, principalmente, na noite de segunda-feira, sobre a crise política na qual está mergulhado seu governo.

O relatório havia sido encomendado no dia 30 de junho por François Baroin, sucessor de Eric Woerth no ministério do Orçamento. Baroin havia pedido ao IGF para "levar tudo a público".

A associação Transparência Internacional contestou a objetividade do relatório, antes mesmo de sua publicação. "O IGF opera sob a autoridade direta" do ministério das Finanças e "não dispõe de nenhum dos atributos de uma autoridade de investigação independente", afirmou seu presidente, Daniel Lebègue.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h50

    -0,95
    3,151
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h53

    0,47
    70.338,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host