UOL Notícias Notícias
 
11/07/2010 - 09h46 / Atualizada 11/07/2010 - 09h49

Governo japonês perde maioria no Senado: pesquisa de boca-de-urna

TÓQUIO, 11 Jul 2010 (AFP) - O governo japonês de coalizão de centro-esquerda perdeu, este domingo, a maioria que tinha na Câmara Alta nas eleições para o Senado, segundo pesquisas de boca-de-urna.

O Partido Democrata do Japão (PDJ), presidido pelo primeiro-ministro Naoto Kan, teria entre 44 e 51 cadeiras das 121 submetidas a votação este domingo, ou seja, a metade do total da Câmara, informaram pesquisas divulgadas pelo canal público NHK.

Para manter a maioria, a coalizão formada pelo PDJ e pelo Novo Partido do Povo (NPP), um pequeno partido nacionalista, tinha que obter pelo menos 56 cadeiras.

A derrota não impedirá que Naoto Kan se mantenha no poder, uma vez que seu partido é amplamente majoritário na câmara baixa. No entanto, complicaria a tarefa, forçando-o a buscar novas alianças para levar adiante suas reformas.

"As pesquisas de opinião são difíceis" para a coalizão governamental, admitiu Goshi Hosono, secretário-geral adjunto do PDJ.

"O primeiro-ministro Kan fez declarações audaciosas sobre as finanças do Estado. Infelizmente, esta mensagem não foi bem recebida pelos eleitores", acrescentou.

Aparentemente os japoneses quiseram sancionar o PDJ após os comentários de Kan sobre um possível aumento da taxa sobre o consumo, atualmente de 5%.

O primeiro-ministro, nomeado há apenas um mês, paga os erros de seu antecessor, Yukio Hatoyama, que se demitiu apenas nove meses depois de assumir o cargo, devido à sua impopularidade e à sua incapacidade de governar.

O Partido Liberal-Democrata (PLD), principal força da oposição, parece ser o grande vencedor das eleições senatoriais, ao obter entre 46 e 52 cadeiras, muito além das 38 que pôs em jogo.

Este grande partido conservador governou o Japão durante mais de meio século, antes de sair do poder no passado verão boreal, derrotado pelo PDJ.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host