UOL Notícias Notícias
 
12/07/2010 - 21h07

BP coloca novo funil sobre vazamento de petróleo

WASHINGTON, 12 Jul 2010 (AFP) -A britânica BP obteve sucesso na operação para colocar um novo funil sobre o vazamento de petróleo no fundo do mar no Golfo do México, o que deve permitir a captura de todo o óleo que escapa do local, revelam imagens divulgadas pela própria companhia na Internet.

Transmitidas pelo site da BP, as imagens mostram o funil, batizado de "Top Hat 10", sendo posicionado sobre o foco do vazamento. A BP realizará agora uma bateria de testes, que pode levar de seis a 48 horas.

A operação, realizada por robôs submarinos a cerca de 1.500 metros de profundidade, teve início no sábado passado, com a retirada do antigo funil sobre o ponto do vazamento.

A petroleira britânica aproveitou a calma meteorológica em plena temporada de furacões no Atlântico para instalar o novo funil, que pretende capturar a totalidade do petróleo que escapa.

Segundo a BP, o novo dispositivo e a chegada de um terceiro navio ao local, o Helix Producer, elevará a capacidade de recuperação do petróleo para 80 mil barris diários.

O antigo funil recuperava 25 mil barris de petróleo em média por dia, dos 35 a 60 mil que escapam do poço da plataforma.

O novo sistema também pode ser desconectado e reconectado mais facilmente, para o caso de furacão.

O funil é uma solução temporária para o devastador derramamento de petróleo que atinge o Golfo do México, após a explosão e o posterior naufráfio da plataforma Deepwater-Horizon, há cerca de três meses.

A BP informou na quinta-feira passada que os poços paralelos que estão sendo perfurados para deter definitivamente o vazamento poderão entrar em funcionamento no final de julho, apesar de o período mais provável ser meados de agosto.

O maior desastre ecológico da história dos Estados Unidos foi deflagrado no dia 20 de abril, quando a plataforma Deepwater Horizon explodiu, para afundar dois dias depois.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host