UOL Notícias Notícias
 
12/07/2010 - 13h14 / Atualizada 12/07/2010 - 13h49

Cargueiro líbio de ajuda chega na quarta-feira a Gaza (Fundação Kadhafi

TRÍPOLI, 12 Jul 2010 (AFP) -O cargueiro de ajuda fretado pela Fundação Kadhafi através de Seif Al-Islam, filho do número um líbio Muammar Kadhafi, entrou em águas internacionais ao longo da ilha grega de Creta e deve chegar quarta-feira a Gaza, informou a Fundação nesta segunda-feira.

"A equipe da Fundação informou que mantinha o moral elevado e que se preparava para entrar em Gaza na quarta-feira", segundo o site desta organização de caridade, na internet.

O barco estava na metade do dia em águas internacionais a 100 km ao longo da ilha de Creta e continua a avançar para Gaza "a um ritmo constante", precisou a Fundação.

Israel emprega esforços diplomáticos intensos para que o Amalthéa, de bandeira moldávia, que deixou a Grécia na noite de sábado, desvie a rota para o Egito, ameaçando agir, caso contrário.

"Não transportamos armas nem produtos suspeitos. Só alimentos, remédios e jovens pacifistas no barco", declarou à AFP Machallah Zwei, um representante da Fundação que viaja nele.

"Os israelenses podem inspecionar o navio e, se tiverem um mínimo de humanidade, nos deixarão descarregar a embarcação em Gaza", acrescentou Zwei ouvido por celular.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,00
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h05

    0,01
    75.999,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host