UOL Notícias Notícias
 
13/07/2010 - 11h49

Barack Obama apresenta primeiro plano nacional de luta contra Aids

WASHINGTON, 13 Jul 2010 (AFP) -O presidente americano Barack Obama lançará nesta terça-feira um plano de luta contra a Aids, o primeiro plano nacional contra esta doença, destinado a prevenir as novas infecções e a melhorar o atendimento de pessoas atingidas pelo vírus.

O objetivo é principalmente diminuir, em cinco anos, em 25% o número anual de novas infecções. Trata-se também de fazer com que 90% das pessoas infectadas pelo vírus conheçam melhor sua doença.

A pessoa atingida pelo vírus, seja qual for a sua idade, seu sexo, sua raça, sua orientação sexual ou seu nível social, terá "um acesso completamente livre ao tratamento de grande qualidade, permitindo uma expectativa de vida maior, livre de qualquer estigma ou discriminação", ressalta o documento que apresenta o plano.

O plano não prevê um aumento dos recursos destinados à luta contra a doença nos Estados Unidos --19 bilhões de dólares por ano-- mas uma utilização melhor.

Desde seu surgimento há trinta anos, a epidemia de Aids causou a morte de cerca de 600.000 pessoas nos Estados Unidos, mas a chegada de novos tratamentos permitiu estender a expectativa de vida das pessoas infectadas.

No entanto, cerca de 56.000 americanos ainda são infectados a cada ano e cerca de 1,1 milhão vivem com o vírus da Aids, segundo dados do governo.

"Nosso país está em uma encruzilhada. Enfrentamos atualmente uma epidemia doméstica que exige um engajamento constante, uma atenção crescente por parte do público e da liderança", escreveu Barack Obama no preâmbulo do documento descrevendo este novo plano, que deverá ser apresentado durante uma recepção na Casa Branca.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host