UOL Notícias Notícias
 
13/07/2010 - 16h21

Polícia retira de chancelaria envelope com ameaça de antraz no Chile

Em Santiago

A polícia chilena entregou ao Instituto de Saúde Pública um pacote que chegou à chancelaria via mala diplomática, e que trazia um envelope no qual se advertia a presença de antraz, ao mesmo tempo em que médicos começaram a examinar os funcionários que entraram em contato com a substância.

"Em 9 de julho, foi recebida uma carta na chancelaria que provinha da Holanda. Ao abri-la no dia de hoje, foi verificado um texto que afirmava a presença de antraz", afirmou à AFP o capitão da polícia Juan Reyes.

Funcionários da chancelaria "imediatamente deram aviso à polícia e atuamos de acordo com o protocolo para substâncias perigosas: o pacote foi isolado com a carta, selado e entregue ao Instituto de Saúde Pública (ISP)", para que fosse examinado, disse à imprensa o chefe da subprefeitura do centro de Santiago, Miguel Angel Castro.

"O ISP fez uma revisão exaustiva e as pessoas que tiveram contato com o pacote estão sendo revisados por médicos. São em torno de 25 pessoas que trabalham no local e que tiveram contato com o pacote", afirmou Castro.

Na manhã de terça-feira, uma ampla operação de bombeiros e polícia ocorreu no centro da cidade para atender essa situação.

Em 2006, a chanceleria recebeu um envelope com um pó branco e a ameaça de que se tratava de antrax, apesar de os estudos terem mostrado posteriormente que a substância era inofensiva.

A chancelaria chilena está localizada no centro de Santiago, a em torno de 100 metros do Palácio Presidencial de La Moneda.

O antraz é uma doença infecciosa transmitida por uma bactéria que pode permanecer no ambiente por muito tempo e ser mortal.

Envelopes com essa substância foram enviados a vários escritórios nos Estados Unidos em 2001, deixando um saldo de cinco mortos, criando pânico, em um caso que não foi ainda resolvido pelas autoridades americanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    -0,10
    3,132
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h13

    -0,21
    75.832,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host