UOL Notícias Notícias
 
13/07/2010 - 11h10

Irã espera retorno 'sem obstáculo algum' de físico iraniano dos EUA

MADRID, 13 Jul 2010 (AFP) -O Irã espera o retorno "sem obstáculo algum" por parte dos Estados Unidos do físico nuclear iraniano Shahram Amiri, "refugiado" no escritório de interesses iranianos em Washington, declarou nesta terça-feira em Madri o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki.

"Temos a esperança de que sem obstáculo algum ele possa voltar ao seu país, que não criem obstáculos para seu retorno a sua pátria", indicou o chanceler iraniano durante uma entrevista coletiva à imprensa em Madri.

"Recebemos a notícia, Shahram Amiri foi sequestrado na Arábia Saudita há dois anos. Estava recentemente nos Estados Unidos e se refugiou no escritório de interesses iranianos, na embaixada do Paquistão em Washington", declarou o ministro iraniano.

"Pediu o retorno ao seu país", acrescentou Mottaki.

O físico nuclear iraniano Shahram Amiri, "sequestrado", segundo o Irã, pelos serviços de inteligência americanos, afirmou nesta terça-feira que se refugiou no escritório de interesses iranianos em Washington, e afirmou que os Estados Unidos "são o grande perdedor neste caso".

Amiri indicou, em declarações à televisão estatal iraniana, que durante os últimos 14 meses foi "submetido a uma pressão psicológica grande e vigiado por homens armados".

O cientista não indicou o lugar de sua detenção nem como conseguiu chegar ao escritório de interesses iranianos, declarando que se sentia "feliz" por estar ali.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host