UOL Notícias Notícias
 
13/07/2010 - 17h28

Manifestação pela renúncia do presidente causa incidentes no Haiti

PORTO PRÍNCIPE, 13 Jul 2010 (AFP) -Centenas de jovens protestaram, nesta terça-feira, nas ruas de Porto Príncipe, pedindo a renúncia do presidente René Préval, em manifestações durante as quais foram registrados incidentes, constatou um fotógrafo da AFP no local.

Um carro foi incendiado pelos manifestantes procedentes de bairros pobres da capital. Não houve registros de feridos entre os manifestantes, que exibiam fotos dos ex-presidentes haitianos Jean-Claude Duvalier e Jean-Bertrand Aristide, ambos no exílio.

Barricadas de pneus incendiados foram erguidas em várias vias do centro da capital e vários carros tiveram os para-brisas quebrados por pedras.

A polícia se concentrou em frente ao palácio presidencial, onde os manifestantes deviam concentrar-se para reivindicar, ainda, a renúncia do Conselho Eleitoral, encarregado de organizar eleições legislativas e presidenciais, previstas para 28 de novembro.

Após uma interrupção durante o Mundial da África do Sul-2010, organizações políticas da oposição voltaram a organizar manifestações antigovernamentais, ao mesmo tempo em que o governo lembrava, na segunda-feira, os seis meses do terremoto de 12 de janeiro que devastou o Haiti, deixando 250.000 mortos e 1,5 milhão de desabrigados.

Vários partidos reivindicam a renúncia do presidente René Préval, cujo mandato expira em fevereiro de 2011, acusando-o de querer permanecer no poder depois do prazo oficial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host