UOL Notícias Notícias
 
14/07/2010 - 16h02

Chávez pede revisão de convênio da Venezuela com o Vaticano

CARACAS, 14 Jul 2010 (AFP) -O presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu esta quarta-feira a seu chanceler que revise o convênio estabelecido entre a Venezuela e o Vaticano para evitar que a Igreja Católica tenha "privilégios" sobre outras, em meio a tensas declarações trocadas com o cardeal venezuelano.

"Eu quero que o senhor revise com uma equipe de especialistas o convênio que o governo tem com o Estado Vaticano", declarou Chávez, dirigindo-se ao seu chanceler, Nicolás Maduro, durante ato político transmitido pela televisão oficial VTV.

"Vamos estudar qual é o convênio" que foi firmado com o Vaticano durante governos anteriores, acrescentou Chávez que, segundo ele, "dá à Igreja Católica um privilégio sobre outras igrejas".

"A questão é que este é um Estado secular", afirmou o presidente, assegurando que "um privilégio" com a Igreja Católica "viola a Constitução".

O presidente, que nestes dias se confrontou duramente com o cardeal Jorge Urosa Savino, que acusa o chefe de Estado de conduzir o país a uma "ditadura", criticou que a hierarquia católica na Venezuela se considere uma entidade "supraestatal".

"Desçam dessa nuvem, retrógrados", exclamou Chávez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host