UOL Notícias Notícias
 
14/07/2010 - 17h43

Chávez vai investigar dinheiro dos EUA nas ONGs venezuelanas

CARACAS, 14 Jul 2010 (AFP) -O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu nesta quarta-feira uma investigação "aprofundada" sobre os "milhões e milhões de dólares" que o Departamento de Estado americano destina às organizações não governamentais (ONGs) venezuelanas.

"Isso deve ser investigado a fundo: os milhões e milhões de dólares que o Departamento de Estado americano envia para grupos de jornalistas, ONGs, eventos, prêmios e montes de outras coisas", disse Chávez em um evento político transmitido pelo canal de televisão estatal VTV.

Lendo "documentos liberados para o público pelo Departamento de Estado", Chávez explicou que a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (Fupad) é um "organismo do Departamento de Estado" criado para "disfarçar" o financiamento que os Estados Unidos dão a essas ONGs venezuelanas.

O líder venezuelano também criticou várias universidades locais que incorporaram em seus currículos "cursos de formação sobre os conceitos do jornalismo investigativo" conduzidos pela Fupad, o que é uma "violação" da autonomia e da soberania universitária.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h10

    -0,06
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h14

    1,50
    62.597,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host