UOL Notícias Notícias
 
14/07/2010 - 18h21

FDA recomenda restringir ou retirar antiabético Avandia do mercado

GAITHERSBURG, EUA, 14 Jul 2010 (AFP) -A maioria dos integrantes de um comitê de especialistas convocado pela Agência Americana de Medicamentos e Alimentos (FDA) recomendou, esta quarta-feira, retirar do mercado o antidiabético Avandia, produzido pelo laboratório britânico GlaxoSmithKline, por aumentar os riscos de problemas cardiovasculares.

Doze especialistas de um painel de 33 pessoas se disseram favoráveis à medida. No entanto, outros 10 defenderam que fosse mantida a comercialização do medicamento, mas com novas advertências a pacientes e médicos sobre os possíveis efeitos colaterais do mesmo. Sete especialistas pediram simplesmente que fosse acrescentada uma mensagem de precaução, três se disseram favoráveis a que se mantenha a comercialização e uma pessoa se absteve.

Os efeitos colaterais do Avandia são alvo de uma viva controvérsia desde a publicação de estudos, em 2007, que mostravam o aumento do risco de ataque cardíaco e derrame cerebral quando o medicamento era tomado.

Análises recentes mostraram que o remédio do GSK tem mais efeitos perigosos que seu principal concorrente, o Actos, do laboratório japonês Taketa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host