UOL Notícias Notícias
 
14/07/2010 - 14h29

Governo venezuelano acusa a Igreja de fazer o jogo da oposição

CARACAS, 14 Jul 2010 (AFP) -O governo da Venezuela acusou a Igreja Católica do país de ser "porta-voz da oposição" após declarações de um cardeal, afirmando que o presidente Hugo Chávez estava em processo de implementação de uma ditadura marxista no país sul-americano.

Os bispos "são como (o cardeal Jorge) Urosa Savino, porta-vozes políticos da oposição", declarou a presidente da Assembleia Nacional, Cilia Flores, a dois meses das eleições legislativas, consideradas cruciais para o chefe de Estado.

"Os ministros desejam expressar o apoio incondicional ao Chefe de Estado em sua decisão para fazer valer a soberania e o respeito pelas instituições e exigem respeito dos líderes da Igreja Católica venezuelana", informou, por sua vez, o vice-presidente Elias Jaua durante uma reunião do Conselho de Ministros retransmitida pelo canal oficial VTV.

O cardeal Urosa Savino, novo arcebispo de Caracas, e o presidente Chávez se confrontaram na semana passada através da imprensa.

O Chefe de Estado, que diz ser marxista e cristão, chamou o religioso de "troglodita".

"Ele me acusa de violar a Constituição, ele precisa provar isto ante um tribunal (...) Ele faz acusações infundadas e temerárias, muito semelhantes a de golpistas", afirmou Chávez, acusando o cardeal de ter apoiado o golpe de Estado que o derrubou por dois dias em 2002.

Urosa Savino respondeu em um comunicado que o chefe de Estado não gozava de qualquer direito especial para "insultar ou difamar" seus cidadãos. Ele ainda reafirmou que Chávez desprezava a Constituição, com o objetivo de estabelecer uma "ditadura".

Na segunda-feira, a Conferência Episcopal Venezuelana manifestou a sua vontade de "virar a página" desta polêmica, mas apoiava o cardeal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host