UOL Notícias Notícias
 
14/07/2010 - 07h16

Navio com ajuda líbia parece ter tomado o rumo do Egito

JERUSALÉM, 14 Jul 2010 (AFP) -O cargueiro com ajuda líbia para Gaza parece estar se dirigindo para o porto de Al Arich, no Egito, e não para o território palestino, declarou à AFP uma fonte do exército israelense.

"Estamos vigiando o navio. Ele não vai para Gaza", afirmou a fonte.

Ao mesmo tempo, a Fundação Kadhafi, que fletou o barco, confirmou que o cargueiro retomou sua depois de sofrer uma avaria, mas insistiu que mantinha o rumo a Gaza, apesar dos navios israelenses tentarem interceptar sua passagem.

Durante a noite, o cargueiro ficou imobilizado em águas internacionais, entre o Egito e o território palestino, por uma avaria no motor, segundo a Fundação.

Segundo os serviços de segurança egípcios, o "Amalthea" deve chegar nesta quarta ao porto de Al Arich, o que descartaria um confronto coma marinha israelense, que ameaça interceptá-lo caso force o bloqueio marítimo do território palestino.

O "Amalthea" zarpou no sábado à noite da Grécia e deveria atracar nesta quarta pela manhã em Gaza.

Segundo a Fundação Kadhafi, uma associação de caridade presidida por Seif Al Islam, filho do número um líbio Muammar Kadhafi, o barco está carregado com duas mil toneladas de ajuda humanitária composta por comida e medicamentos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host