UOL Notícias Notícias
 
15/07/2010 - 12h47

Barco com ajuda líbia para Gaza é descarregado no Egito

AL ARIsh, Egito, 14 Jul 2010 (AFP) -O cargueiro com ajuda líbia para Gaza que pretendia romper o bloqueio a esse território palestino e que finalmente atracou no Egito na noite de quarta-feira começou a ser descarregado no porto de Al Arish.

A Crescente Vermelha egípcia começou a descarregar as 2.000 toneladas de alimentos e medicamentos e esta ajuda será levada para Gaza pela passagem fronteiriça de Rafah ou a de Al Oja, depois de ser examinada.

No entanto, os nove militantes pró-palestinos que se encontravam a bordo (seis líbios, um argelino, um marroquino e um nigeriano) anunciaram que se negavam a acompanhar a transferência dessa ajuda a Gaza por via terrestre, alegando que seu objetivo era chegar ao território palestino por mar.

O "Amalthea" chegou na noite de quarta-feira ao porto egípcio.

Outro grupo de membros da Fundação Kadhafi, que fletou o cargueiro, chegará em breve para levar a ajuda a Gaza, indicou o líbio Masha Allah Hamed Abderrahman, citado pela agência oficial egípcia MENA.

A notícia de que o cargueiro atracou no Egito pôs fim a um temor de confronto entre ativistas e a Marinha israelense, que ameaçou usar a força se o navio insistisse em furar o bloqueio.

Oito navios de guerra israelenses acompanharam o cargueiro durante o dia, quatro de cada lado, a fim de evitar que seguisse viagem para a costa de Gaza, explicou Sawan à AFP.

Em 31 de maio, comandos israelenses invadiram uma flotilha internacional que também levava ajuda para Gaza, matando nove ativistas turcos e provocando forte reação internacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host