UOL Notícias Notícias
 
15/07/2010 - 13h44

Pedofilia: Documento do Vaticano é "sinal claro" para o reconhecimento e punição

BERLIM, 15 Jul 2010 (AFP) -O Vaticano enviou, com seu novo documento sobre atos pedófilos na Igreja, "um sinal claro em favor de um reconhecimento e punição, sem nenhuma lacuna, para tais crimes", considerou nesta quinta-feira o presidente da conferência episcopal alemã, Monsenhor Robert Zollitsch.

"Este novo documento da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) é um testemunho incontestável em favor das vítimas e dos crimes cometidos no meio eclesiástico", prosseguiu em comunicado o chefe de uma 'Igreja, ela própria envolvida nos escândalos.

O Vaticano apresentou nesta quinta-feira novas regras em matéria de luta contra a pedofilia, introduzindo, principalmente, procedimentos acelerados dos casos mais urgentes e aumentando para 20 anos a prescrição, contra os 10 anos anteriores.

As novas normas, que assimilam igualmente os abusos cometidos contra portadores de deficiência metal, e introduzim o crime de pornografia, foram elaborados pela CDF, presidida pelo cardeal americano William Levada, e referendadas pelo Papa Bento XVI.

A Igreja católica alemã, comprometida na luta contra a pedofilia, está confrontada a uma onda de revelações e de acusações e a várias investigações sobre padres, principalmente em escolas e internatos nas décadas de 1970 e 1980.

"É sem dúvida um endurecimento das regras do Vaticano em relação ao assunto, acelerando procedimentos, de modo a se poder demitir um padre sem abrir processo", destaca, também, o vaticanista Andrea Tornielli, ouvido pela AFP, na Itália.

O dispositivo, visando "os casos mais urgentes e graves", segundo o Vaticano, permite substituir o processo por um decreto ou uma decisão papal para levar o sacerdote em questão ao estado laico.

Um observador do Vaticano, falando também de "reforço", destaca que este procedimento é também aplicável a cardeais e bispos - um processo que era, até então, "extremamente complicado".

Em seu entender, o Vaticano, ao endurecer as regras contra os padres envolvidos em pedofilia, "vai além do que esperavam os fiéis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    -0,23
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h46

    -0,15
    75.876,42
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host