UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 16h12

Chávez: Uribe quer impedir que Santos reestabeleça relação com Venezuela

CARACAS, 16 Jul 2010 (AFP) -O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que o "grande obstáculo" do presidente eleito da Colômbia para recompor as relações com a Venezuela é "o velho governo" do presidente em fim de mandato Álvaro Uribe, que buscar "impedi-lo".

"Isso que está ocorrendo é o desespero do grupo da extrema-direita que rodeia Uribe para tentar gerar um grande conflito e impedir (o presidente eleito Juan Manuel) Santos de voltar a estabelecer relações respeitosas com sua irmã Venezuela", afirmou Chávez.

"Acreditamos sinceramente que o novo governo da Colômbia tem agora um grande obstáculo que é o velho governo", afirmou o presidente, no mesmo dia em que seu governo anunciou ter chamado seu embaixador em Bogotá para consultas, depois das acusações colombianas sobre a presença de guerrilheiros na Venezuela.

O presidente venezuelano disse esperar que o "novo presidente da Colômbia honre seu posto (...) apesar de seu passado" e assegurou que o reestabelecimento das relações bilaterais é "bom" para todos.

Na quinta-feira, o governo colombiano assegurou que há evidências que "indicam a presença de alguns líderes" tanto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como do Exército de Libertação Nacional (ELN) na Venezuela".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    -0,48
    3,267
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h00

    1,35
    64.081,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host