UOL Notícias Notícias
 
16/07/2010 - 07h45

Incêndio em hotel no Iraque deixa 29 mortos


Em Sulaimaniyah (Iraque)

Vinte e nove pessoas, entre elas várias crianças e quatro cidadãos americanos - morreram e 42 ficaram feridos no incêndio em um hotel de Sulaimaniyah, informou o diretor hospital dessa cidade ao norte do Iraque, Rikot Hama Rachid.

Raio-x do Iraque

  • Nome oficial: República do Iraque

    Tipo de governo: Democracia parlamentar

    Capital: Bagdá

    Divisão administrativa: 18 províncias e 1 região

    População: 28.945,569

    Grupos etnicos: Árabes 75%-80%, Curdos 15%-20%, Turcomanos, Assírios e outros 5%

    Religiões: Muçulmanos 97% (xiitas 60%-65%, sunitas 32%-37%) e Cristãos e outras 5%

    Idiomas: Árabe, Curdo (oficial nas regiões curdas), Turcomano (dialeto), Neo-aramaico e Armenio

    Fonte: CIA World Factbook 2009


Testemunhas indicaram a um correspondente da agência de notícias AFP em Sulaimaniyah, a segunda cidade do Curdistão iraquiano, que o incêndio começou por volta das 22h local e que três pessoas morreram ao pular das janelas do hotel Soma para escapar das chamas.

Uma fonte da administração local confirmou o balanço de mortos e disse que, segundo as primeiras informações, o incêndio foi causado por um curto-circuito. Segundo a fonte, foram precisos sete horas para controlar o fogo.

"Os bombeiros careciam de material suficiente para sufocar o fogo, o que explica a catástrofe", contou um lojista vizinho do hotel.

O foco foi localizado no segundo dos seis andares do hotel, que foi totalmente destruído pelas chamas. Vários prédios vizinhos também ficaram danificados.

O legista Araz Bakr, chefe das equipes de socorro de Sulaimaniyah, indicou que os feridos somam 42 e, entre eles, há sete bombeiros.

Quatro vítimas eram de nacionalidade americana e três engenheiros de telecomunicação mortos eram de origem asiática, informou Faruk Mulah Mustafá, presidente da Asiacell, a companhia para a qual trabalhava e que também perdeu um engenheiro iraquiano.

Sulaiminayah é a capital de uma das províncias que formam a região autônoma do Curdistão.

O Curdistão é popular entre os turistas, e a economia floresceu nos últimos anos graças a uma região mais ou menos pacífica, em contraste com o resto do Iraque.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host