UOL Notícias Notícias
 
17/07/2010 - 13h27

Abbas quer garantias americanas antes de diálogo direto com Israel

RAMALLAH, Territórios Palestinas, 17 Jul 2010 (AFP) -O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu neste sábado a Washington garantias sobre a interrupção da colonização israelense em Jerusalém Oriental antes de retomar negociações diretas com Israel.

Este pedido foi feito ao emissário americano George Mitchell, recebido em Ramallah, Cisjordânia, pelo chefe da Autoridade palestina.

"Até o momento, não há esclarecimentos sobre a posição americana a respeito de um certo número de problemas, em particular os que permitiriam passar a discussões sobre um acerto final", explicou um dirigente da OLP, Yasser Abed Rabbo, ao comentar o encontro.

"Essa reunião de três horas foi certamente importante, mas existem muitas questões, principalmente a respeito das colônias e da situação em Jerusalém, que precisam de esclarecimentos por parte dos americanos", afirmou Rabbo.

Os palestinos exigem uma paralisação total da colonização antes de negociar a paz.

De seu lado, Mitchell classificou seu encontro com Abbas de "muito produtivo". Como é habitual, o mediador americano se negou a entrar em detalhes.

Em uma entrevista publicada neste sábado pelo jornal jordaniano independente Al Ghad, Abbas afirmou que Israel deveria aceitar a presença de uma terceira parte no território, em alusão a um acordo ao qual ambas as partes chegaram durante o mandato do ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert e que estipula a mobilização de uma força internacional como a da Otan no futuro Estado palestino sem que nenhum soldado israelense fique estacionado na zona.

Israel insiste em fazer o controle das fronteiras do Estado palestino e evoca para isso razões de segurança.

Israelenses e palestinos aceitaram em maio iniciar negociações indiretas, chamadas de proximidade, incentivadas pelos Estados Unidos, mas estas discussões, segundo os dirigentes palestinos, não resultaram em nenhum progresso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host