UOL Notícias Notícias
 
17/07/2010 - 14h18

Ataque muçulmano contra povoado cristão deixa 8 mortos na Nigéria

JOS, Nigéria, 17 Jul 2010 (AFP) -Oito pessoas morreram a golpes de machado neste sábado em um ataque de muçulmanos contra um povoado cristão no centro da Nigéria, cuja igreja e sete casas foram incendiadas, informou o exército.

Segundo a fonte, os muçulmanos entraram na localidade de Mazzah durante a madrugada, disparando para o ar para atrair os moradores para fora de casa e, em seguida, assiná-los.

As autoridades mobilizaram tropas militares em Mezzah para evitar uma escalada de violência.

No início da semana, pelo menos oito pessoas morreram e 40 ficaram feridas no leste da Nigéria em confrontos entre cristãos e muçulmanos, durante os quais foram incendiadas seis mesquitas e uma igreja.

Os confrontos explodiram na cidade de Wukari, oeste do estado, entre jovens muçulmanos e jovens cristãos devido à construção de uma mesquita. Taraba, um dos 36 estados da federação nigeriana, é majoritariamente cristão.

Em março pasado, os muçulmanos das etnias Fulani e Hausa lançaram ataques contra cinco povoados próximos à cidade, deixando mais de 500 mortos.

A Nigéria, o país mais povoado da África, com 150 milhões de habitantes, é majoritariamente muçulmano no norte e cristão no sul. A população está dividida entre as duas religiões, e regularmente entram em choques de carácter étnico ou religioso, principalmente no norte.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h19

    0,36
    3,291
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h26

    -0,36
    63.028,95
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host