UOL Notícias Notícias
 
17/07/2010 - 17h05

Colômbia: tropas encontram explosivos em acampamento das Farc

BOGOTÁ, 17 Jul 2010 (AFP) -Tropas colombianas encontraram "uma grande quantidade de explosivos" depois de ocupar um acampamento da guerrilha das Farc em uma região de selva da fronteira com o Equador, informou neste sábado o chefe militar da região, general Rafael Colón.

"Os soldados e oficiais da marinha encontraram uma grande quantidade de explosivos durante as operações contra o narcotráfico nas frentes 32 e 48 das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)", disse Colón a emissoras de rádio.

O chefe militar, que não informou a quantidade de explosivos e quantas prisões foram feitas, afirmou que a operação ocorreu em uma região de selva da localidade de Puerto Guzmán, no departamento (estado) de Putumayo, fronteira entre Equador e Peru.

Os soldados buscavam membros do esquema de segurança dos chefes guerrilheiros Joaquín Gómez e Fabián Ramírez, que participaram das conversas de paz sem sucesso impulsionadas pelo governo do ex-presidente colombiano Andrés Pastrana (1998-2002).

Segundo as autoridades, Gómez e Ramírez operam em Putumayo e em outras regiões do sul da Colômbia, depois da morte do chefe das Farc Raúl Reyes, morto junto com outras pessoas em um bombardeio colombiano contra um acampamento guerrilheiro em território equatoriano, em março de 2008.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host