UOL Notícias Notícias
 
17/07/2010 - 19h48

México: violência deixa 15 mortos no estado de Chihuahua

CIUDAD JUAREZ, México, 17 Jul 2010 (AFP) -A violência ligada ao crime organizado deixou 15 mortos na noite de sexta-feira e neste sábado no norte do México, onze deles na fronteiriça Ciudad Juárez, incluindo cinco operários que foram alvejados em uma festa privada, informaram autoridades locais.

A procuradoria do estado de Chihuahua (norte) em Ciudad Juárez, fronteira com El Paso, Texas, informou que os cinco trabalhadores de um salão de beleza foram alvejados por um comando armado que irrompeu em uma casa onde as vítimas e outros seis homens, também operários, participavam de uma festa.

Outras seis mortes violentas ocorreram em Ciudad Juárez, entre elas a de um homem e sua filha, que foram alvejados por homens que entraram na casa deles durante a madrugada de sábado.

Em outros municípios do estado de Chihuahua, que divide uma ampla fronteira com o Texas, foram registrados quatro assassinatos durante a noite de sexta-feira, acrescentou a procuradoria.

Chihuahua, e principalmente Ciudad Juárez, é cenário de uma disputa entre cartéis das drogas pelo controle das estradas para os Estados Unidos.

Na noite de quinta-feira, um ataque com carro-bomba contra uma caravana policial deixou quatro mortos e 11 feridos, no que se constitui o primeiro ataque desse tipo nessa localidade fronteiriça.

Mais de 7.000 pessoas foram assassinadas este ano no México em crimes relacionados com o narcotráfico no México, o que eleva o total para mais de 24.800 desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón assumiu, segundo a procuradoria geral.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,60
    3,149
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h59

    2,31
    70.218,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host