UOL Notícias Notícias
 
18/07/2010 - 20h07

Colômbia: exército mata 2 guerrilheiros e captura segurança de líder das Farc

BOGOTÁ, 18 Jul 2010 (AFP) -Soldados colombianos mataram dois insurgentes e capturaram uma guerrilheira que fazia parte do esquema de segurança do líder das Farc, Alfonso Cano, depois de um confronto no sul do país, informou neste domingo a chefia militar.

Tropas da Nona Brigada abateram os guerrilheiros e detiveram uma mulher conhecida como "Araceli", comandante de uma frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e "coordenadora" do esquema de segurança de Cano nos departamentos (estados) de Huila e Cauca (sul), segundo as autoridades.

"Araceli", que também enfrenta acusações de assassinato, sequestro e ataques às forças públicas, foi capturada ferida depois dos confrontos ocorridos em uma região montanhosa na fronteira entre Huila e Cauca, a 500 km de Bogotá, afirmou a chefia militar em um comunicado.

A líder guerrilheira recebeu atendimento em um hospital da cidade de Neiva, a capital de Huila e sede da Nona Brigada, segundo a nota.

Os soldados também confiscaram fuzis durante a operação na zona montanhosa, informou o exército.

O governo do presidente colombiano Alvaro Uribe, cujo mandato terminará no próximo dia 7 de agosto, intensificou as operações contra os chefes das Farc, incluindo Cano que, segundo a inteligência militar, desloca-se por uma vasta região compreendida entre Huila, Cauca e os departamentos de Valle e Tolima.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    1,58
    3,309
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h43

    -2,15
    61.294,87
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host