UOL Notícias Notícias
 
18/07/2010 - 18h48

França: Grenoble registra terceira noite de violência urbana

GRENOBLE, França, 18 Jul 2010 (AFP) -Um veículo da polícia recebeu disparos neste domingo pouco antes das 22h30 locais (17h30 de Brasília), sem deixar feridos, no bairro de Villeneuve da cidade francesa de Grenoble, que vive uma terceira noite de violência urbana.

"O veículo foi atingido por dois disparos", afirmou à AFP um funcionário da polícia.

Desde que na sexta-feira começaram os violentos incidentes nessa cidade, depois da morte de um jovem criminoso em um tiroteio com a polícia, as forças de ordem receberam nas últimas noites disparos que, no entanto, não deixaram feridos.

No total, 20 pessoas foram presas. Duas delas, suspeitas de estarem envolvidas nos ataques contra a polícia, permaneciam em detenção provisória neste domingo.

No sábado, depois da visita do ministro do Interior, Brice Hortefeux, a polícia reforçou a mobilização nessa localidade, com 240 oficiais, apoiados por membros da unidade de elite Raid da polícia francesa e do Grupo de Intervenção dessa força (GIPN).

A noite de sábado teve 15 veículos incendiados, mas as forças de ordem não foram atingidas por disparos.

Tudo começou com a morte, na quinta-feira à noite, de Karim Boudouda, 27 anos, durante um tiroteio, quando era perseguido pela polícia em um bairro popular de Grenoble, após ter assaltado o cassino de Uriage-les-Bains.

O procurador de Grenoble, Jean Philippe, afirmou que a polícia tinha atuado em "legítima defesa", uma versão rejeitada pelos jovens do bairro de Villeneuve, onde a vítima morava.

As tensões aumentaram na sexta-feira no bairro com o lançamento de projéteis contra a polícia, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo, constatou a AFP.

No total, entre 50 e 60 automóveis e duas lojas foram incendiados neste domingo, segundo a polícia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    -0,30
    3,159
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host