UOL Notícias Notícias
 
18/07/2010 - 10h46

Liga Árabe: palestinos querem garantias para negociações diretas

CAIRO, Egito, 18 Jul 2010 (AFP) -O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, assegurou neste domingo que os palestinos não podem começar negociações indiretas ou diretas com Israel sem garantias por escrito, depois de se reunir com o emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell, no Cairo.

"Não podemos passar automaticamente para um tipo de negociação para ouotro sem garantias por escrito", declarou Musa, cuja organização apoiou as negociações indiretas entre palestinos e Israel em maio.

Musa fez estas declarações depois de se reunir com Mitchell. Momentos antes, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, se reuniu em separado com o presidente palestino, Mahmud Abbas, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e com Mitchell.

Na véspera, Abbas também pediu a Washington garantias sobre a interrupção da colonização israelense em Jerusalém Oriental antes de retomar negociações diretas com Israel.

"Até o momento, não há esclarecimentos sobre a posição americana a respeito de um certo número de problemas, em particular os que permitiriam passar a discussões sobre um acerto final", explicou um dirigente da OLP, Yasser Abed Rabbo, ao comentar o encontro de Abbas com Mitchell.

Os palestinos exigem uma paralisação total da colonização antes de negociar a paz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host