UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 19h02

EUA: Congresso aprova 'Tea Party' como novo grupo parlamentar

WASHINGTON, 19 Jul 2010 (AFP) -O Congresso americano aprovou nesta sexta-feira a formação de um grupo parlamentar pelo movimento conservador populista "Tea Party", informou nesta segunda-feira a comissão encarregada da administração da Câmara dos Representantes.

"Acabo de saber que a Comissão de Administração da Câmara oficialmente aprovou o grupo 'Tea Party'", disse no Twitter a representante Michele Bachmann, que o presidirá.

Bachmann tinha afirmado na semana passada, ao levantar o pedido de formação do novo grupo, que o mesmo defenderia "a voz, os valores e os princípios tão caros a milhões de americanos".

O movimento "Tea Party" - lançado em 2009 depois da eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos - leva o nome da revolta de 1773 em Boston contra os impostos ao chá aplicados pelo Império Britânico.

O grupo, que se tornou uma poderosa força na nomeação de republicanos para as eleições parlamentares de novembro, é criticado por suas posições racistas de alguns de seus membros.

A NAACP, principal organização de defesa dos direitos civis dos negros americanos, denunciou na semana passada como racistas os insultos de integrantes do "Tea Party" contra um legislador negro durante uma manifestação contra a reforma da cobertura de saúde, em março.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host