UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 15h49

Israel inaugura novo sistema de defesa antimíssil em novembro

JERUSALÉM, 19 Jul 2010 (AFP) -Israel vai implantar em novembro seu novo sistema de defesa antimísseis Iron Dome ("Cúpula de Ferro") que pretende acabar com as ameaças de foguetes da Faixa de Gaza e do Líbano, anunciou nesta segunda-feira o Ministério da Defesa.

"O interceptor Iron Dome, em conjunto com a Força Aérea e sistemas de defesa antiaérea, conseguiu destruir um grande número de ameaças durante um treinamento", destacou um comunicado.

"As duas primeiras baterias serão operacionais em novembro de 2010 e o Ministério da Defesa vai em breve encomendar outras", diz o texto.

O Iron Dome foi desenvolvido para interceptar foguetes de curto alcance e morteiros, similares aos milhares de mísseis que o Hezbollah xiita do Líbano e o Hamas palestino dispararam nesses últimos anos contra o território israelense.

Este sistema deve ser introduzido, primeiramente, ao longo da fronteira da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

Em uma segunda etapa, o Iron Dome deve ser instalado na fronteira entre Israel e Líbano, onde, segundo estimativas da inteligência militar israelense, o Hezbollah teria estocado um arsenal de 40 mil foguetes.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, comemorou o rápido desenvolvimento do sistema de interceptação.

"Nós vamos trabalhar ativamente para garantir que as baterias sejam instaladas no terreno o mais rápido possível", prometeu o Barak, segundo o comunicado.

Em maio passado, o presidente americano Barack Obama pediu ao Congresso a liberação de 205 milhões de dólares com o objetivo de ajudar Israel a implantar este sistema, além dos três bilhões em ajuda militar que os Estados Unidos concedem ao Estado hebreu a cada ano.

No entanto, o sistema começou a receber críticas em Israel, especialmente na imprensa, acusando o Iron Dome de ser tecnologicamente ultrapassado, muito caro e de não ser 100% confiável.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host