UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 13h29

Mitchell mantém esforços por diálogo direto nos Emirados Árabes

ABU DHABI, 19 Jul 2010 (AFP) -O enviado especial americano para o Oriente Médio, George Mitchell, se reuniu nesta segunda-feira com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, xeque Mohamed ben Zayed al-Nahyan, para debater os esforços de relançamento das negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos, informou a agência WAM.

Mitchell informou o dirigente do emirado sobre "as negociações que manteve com o presidente egípcio Hosni Mubarak e com as partes palestinas e israelenses" nestes últimos dias, segundo a WAM.

Conversaram sobre "as medidas que deveriam ser tomadas para alcançar progressos tangíveis nas negociações entre israelenses e palestinos, de maneira que se garanta a criação de um Estado palestino independente e viável", segundo a mesma fonte.

O enviado americano, que media o diálogo indireto entre Israel e os palestinos, iniciado em maio, deseja arrancar um compromisso para a retomada de um diálogo direto interrompido desde a ofensiva de Israel a Gaza no final de 2008.

No domingo Mitchell conversou no Cairo com o presidente egípcio sobre como "preparar as condições adequadas para a criação de dois Estados", segundo indicou a agência egípcia Mena.

No domingo ele havia se reunido com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu; e, na véspera, com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

Durante seu encontro no sábado em Ramallah (Cisjordânia) com Mitchell, o presidente da Autoridade Palestina exigiu garantias sobre a colonização judaica e sobre Jerusalém Oriental antes da retomada das negociações diretas com Israel.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h00

    -0,26
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h03

    0,65
    69.079,82
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host