UOL Notícias Notícias
 
19/07/2010 - 21h54

Obama lança nova política marítima para os Estados Unidos

Washington, 19 Jul 2010 (AFP) -O presidente americano, Barack Obama, lançou esta segunda-feira a nova política marítima dos Estados Unidos, destinada a favorecer a proteção dos ecossistemas costeiros do país, tanto nos oceanos quanto nos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá.

Obama assinou o decreto que oficializa as recomendações feitas por um grupo de trabalho que se dedicou a estudar o tema, enquanto seu governo luta contra a enorme maré negra no Golfo do México, o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.

Este vazamento de petróleo e "a crise ambiental resultante é uma dura recordação de quão vulneráveis são nossa fauna e flora marítimas", destacou Obama no decreto.

O presidente também destacou que a gestão saudável dos oceanos e dos Grandes Lagos está vinculada à saúde humana, à prosperidade nacional, à diplomacia internacional e à segurança interna.

O decreto insta ao governo uma melhoria na capacidade de recuperação dos ecossistemas dos oceanos e dos Grandes Lagos, bem como de regiões costeiras, e a utilizar os avanços científicos para tomar decisões.

Cria, ainda, um Conselho Nacional de Oceanos para supervisionar o planejamento marinho, promover a conservação de longo prazo e impulsionar o uso sustentável dos oceanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host