UOL Notícias Notícias
 
20/07/2010 - 08h37

Metade da ajuda internacional deve passar pelo governo afegão (conferência de Cabul)

CABUL, 20 Jul 2010 (AFP) -A metade dos bilhões de dólares da ajuda internacional destinada ao Afeganistão deverá passar pelo orçamento do governo afegão em dois anos, segundo o comunicado final da conferência internacional de Cabul adotado nesta terça-feira.

"Os participantes reiteraram seu firme apoio a uma passagem de pelo menos 50% da ajuda ao desenvolvimento pelo orçamento do governo afegão em dois anos", decidiram os representantes dos 70 países doadores e organizações internacionais reunidos em Cabul.

Durante a conferência, o presidente afegão Hamid Karzai pediu um controle maior das despesas de ajuda internacional, uma reivindicação de longa data de seu governo, que considera que muito dinheiro é gasto diretamente e que pelo menos parte dele é desperdiçada pelos doadores internacionais.

Desde o início da intervenção militar internacional, no final de 2001, apenas 20% dos cerca de 40 bilhões de dólares de ajuda prometidos passaram pelos canais governamentais, frequentemente acusados de serem tomados pela corrupção.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host