UOL Notícias Notícias
 
21/07/2010 - 09h33

Dois mortos em atentado contra central hidrelétrica na Rússia

MOSCOU, 21 Jul 2010 (AFP) -As explosões em uma central hidroelétrica russa, classificadas de atentado terrorista por fontes oficiais, causaram nesta quarta-feira a morte de duas pessoas em uma região do Cáucaso na qual Moscou combate grupos insurgente muçulmanos.

Desconhecidos colocaram minas na sala das turbinas da central de Baksan, em Kabardino-Balkária (Cáucaso russo), provocando explosões e posteriormente o fechamento da central.

"Um ato terrorista teve lugar na central hidrelétrica de Baksan", indicou em um comunicado o grupo estatal RusHydro, encarregado da gestão dessa central.

Moscou está combatendo insurgentes muçulmanos no Cáucaso, onde já ocorreram duas guerras contra separatistas chechenos e onde os insurgentes já atacaram infraestruturas essenciais.

O chefe dos serviços secretos russos (FSB, ex-KGB), Alexander Bortnikov, indicou ao presidente russo Dmitri Medvedev ter tomado medidas para "reforçar a proteção das instalações estratégicas" depois das explosões desta quarta-feira.

A polícia regional afirmou que um grupo de três a cinco pessoas entrou na central, matou dois policiais que estavam de guarda e roubou suas armas. Dois empregados da central também ficaram feridos e um deles se encontra em estado grave.

Há quase um ano, a central de Sayanao Shushenskaya, na Sibéria, ficou parcialmente destruída depois de um espetacular acidente que causou a morte de 75 pessoas.

Um grupo islamita afirmou então ter colocado uma granada antitanques com detonação programada, cuja explosão causou enormes danos, mas as autoridades descartaram a hipótese de atentado.

Kabardino-Balkária é uma parte do Cáucaso onde o conflito entre guerrilhas e Moscou é ainda menos visível que na Chechênia, Ingushétia ou Daguestão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,70
    3,280
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h52

    -1,71
    61.570,60
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host