UOL Notícias Notícias
 
21/07/2010 - 16h59

Irã diz que Afeganistão será um novo Vietnã para os EUA

GENEBRA, 21 Jul 2010 (AFP) -O Afeganistão vai virar um novo Vietnã para os Estados Unidos, previu nesta quarta-feira o presidente do Parlamento iraniano, Ali Larijani, considerando que os americanos estão cometendo os mesmos erros lá.

Em uma entrevista à televisão suíça de língua francesa, Larijani reagiu à Conferência Internacional sobre o Afeganistão organizada na terça-feira em Cabul, garantindo que "os americanos terão no Afeganistão a mesma resposta que tiveram no Vietnã".

"Há alguns anos, a então URSS (ex-União Soviética) cometia exatamente o mesmo erro... Ela teve muitas baixas e, por fim, retirou-s . A história se repete. Nós conhecemos o Afeganistão. Sabemos que o país jamais vai se subjugar aos exércitos estrangeiros", acrescentou.

Nesta quarta-feira, um comandante dos Guardas da Revolução, exército ideológico de Teerã, igualmente afirmou que os Estados Unidos seriam engolidos pelo "terror" no Afeganistão, devastado por quase nove anos de guerra.

Cerca de 140 mil soldados americanos e da Otan estão posicionados no país que o general Petraeus ficou encarregado de tentar pacificar, preparando uma saída para as forças aliadas que combatem uma insurreição talibã cada vez mais mortal.

O presidente do Parlamento iraniano, presente em Genebra para a Conferência Mundial dos Presidentes de Parlamentos organizada pela União Interparlamentar, também protestou contra as novas sanções votadas em junho pelo Conselho de Segurança da ONU.

Ele alertou que o Irã, suspeito de tentar construir uma bomba atômica sob o pretexto de um programa nuclear civil, iria tomar medidas de retaliação caso seus navios ou aeronaves fossem inspecionados.

"Se um avião ou barco iraniano for inspecionado por outro país, deve-se esperar que tomemos medidas contra", insistiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h59

    -0,13
    3,132
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h05

    -0,61
    75.524,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host