UOL Notícias Notícias
 
21/07/2010 - 20h06

Onda de frio afeta agricultura e isola povoados no Chile

SANTIAGO, 21 Jul 2010 (AFP) -Uma intensa onda de frio que se espalha por quase três semanas em diferentes regiões do Chile, principalmente no centro e no sul, causou danos à agricultura, isolou algumas cidades e surpreendeu moradores em cidades onde há muitos anos não nevava.

Desde o começo de julho, uma onda de frio polar que chegou ao cone sul manteve temperaturas abaixo de zero, principalmente nas madrugadas, no centro e no sul do Chile.

"Este fenômeno não se repetia desde 1993", explicou à imprensa o funcionário da Direção Meteorológica do Chile, Gabriel Hernández.

No sul do Chile, principalmente na região de Aysén (1.600 km ao sul de Santiago), mais de 100 pessoas ficaram isoladas, e o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência na região na semana passada, por causa da camada de neve que cobre a forragem de que precisa o gado.

"Resultado das nevascas intensas de 9 de julho passado, 144 pessoas continuavam isoladas, vivendo em campos cujos acessos são intransitáveis. Todas estas pessoas foram abastecidas com víveres por via aérea", informou esta quarta-feira o Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (Onemi).

"Há 100.000 cabeças de gado com risco de produtividade ou de vida, e setores aonde não se chega com a forragem e os animais sofrem de inanição", disse o presidente da Organização Agropecuária Austral, Marcos Peede.

No entanto, depois de 15 anos, voltou a nevar na região de La Araucanía (650 km ao sul de Santiago), surpreendendo os moradores da capital, Temuco, enquanto a Onemi falava de 100 famílias isoladas.

Em Santiago, as temperaturas abaixo de zero foram uma constante nos últimos dias. No começo do mês foi reportado o falecimento de uma indigente por hipotermia, enquanto outra pessoa morreu após o incêndio que provocou em sua casa um braseiro que acendeu para combater o frio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host