UOL Notícias Notícias
 
21/07/2010 - 18h19

Senadores republicanos querem denunciar Venezuela na OEA

WASHINGTON, 21 Jul 2010 (AFP) -Um grupo de senadores republicanos pediu nesta quarta-feira que o governo em Washington denuncie a Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA) pela "profunda deterioração" da democracia e dos direitos humanos naquele país.

"Pedimos que trabalhe com outras democracias na região para avaliar a viabilidade de invocar a Carta Demócratica da OEA sobre as violações na Venezuela", diz o documento enviado à secretária americana de Estado, Hillary Clinton, e firmado por seis congressistas republicanos e um independente.

Na carta, os senadores citam exemplos dos repetidos "esforços do presidente (Hugo) Chávez para assumir o controle absoluto dos poderes do Estado e da sociedade civil venezuelana".

Entre eles, destacam os processos judiciais contra acionistas da TV Globovisión, crítica do governo, e contra o ex-governador da oposição Oswaldo Alvarez Paz.

A "deterioração das condições" na Venezuela poderá dar margem a "confrontações perigosas" dentro do país e ter "sérias consequências" para os venezuelanos, "para a estabilidade dos vizinhos da Venezuela e para os interesses dos Estados Unidos na região".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h59

    -0,37
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h00

    2,22
    70.158,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host