UOL Notícias Notícias
 
22/07/2010 - 07h55

Advogado da filha da dona da L'Oréal denuncia intromissão de Sarkozy

PARIS, 22 Jul 2010 (AFP) -O advogado da filha da herdeira da L'Oréal, Olivier Metzner, denunciou nesta quinta-feira a "intromissão" do presidente francês Nicolas Sarkozy no caso judicial vinculado à multimilionária Liliane Bettencourt, terceira fortuna da França.

"O que é extraordinário é a intrusão do poder político na justiça. A justiça deve ser independente", afirmou Metzner, reconhecido penalista financeiro francês, em declarações à rádio privada RTL.

O advogado de Françoise Meyers Bettencourt considerou que fica evidente é "um presidente que queria ocupar o lugar dos juízes".

"O presidente da República já demonstrou no caso Clearstream sua intromissão permanente, e agora vemos novamente um presidente que queria ocupar o lugar dos juízes", insistiu Metzner.

Metzner foi um dos defensores do ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin no caso Clearstream, do qual foi absolvido depois de ser acusado de instigar uma vasta manipulação política para frear a carreira de Sarkozy à presidência.

A filha de Bettencourt está processando François Marie Banier, fotógrafo de renome e amigo da mulher mais rica da França, por "abusar da fragilidade" de sua mãe, de 87 anos, e receber um bilhão de euros em doações.

O assunto familiar se transformou num assunto de Estado, pois a ex-contadora de Liliane Bettencourt, Claire Thibout, e o assessor financeiro da multimilionária, Patrice de Maistre, envolveram o atual ministro do Trabalho, Eric Woerth.

Woerth, que foi ministro do Orçamento até março de 2010 e é tesoureiro do partidono poder (UMP), foi relacionado com as suspeitas de fraude fiscal que psam sobre Bettencourt, com o suposto financiamento ilegal da campanha presidencial de Sarkozy e com a entrada de sua esposa, Florence, em 2007 na pequena empresa que gerencia a fortuna de Liliane Bettencourt.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host