UOL Notícias Notícias
 
22/07/2010 - 15h10

As grandes datas de Kosovo

PRISTINA, 22 Jul 2010 (AFP) -A Corte Internacional de Justiça (CIJ) determinou nesta quinta-feira, em Haia, em decisão de caráter consultivo, que Kosovo "não violou o direito internacional", ao proclamar unilateralmente sua independência da Sérvia em 2008.

Veja a história deste território, que foi por vários séculos dominado por turcos e reivindicado pelos sérvios como uma de suas províncias, cuja separação culminou no violento processo de desmembramento da Iugoslávia.

- Século XII - Kosovo está no centro do Império Sérvio, sob a dinastia dos Nemanjic, durante a qual foram construídos inúmeros mosteiros e igrejas.

- 1389 - Derrota dos sérvios ante o Império Otomano na batalha de Kosovo Polje. Sob o domínio turco, o equilíbrio étnico da região se altera, em benefício dos albaneses de crença muçulmana e em detrimento dos eslavos ortodoxos sérvios.

- 1913 - Sérvia recupera o controle de Kosovo após as guerras balcânicas.

- 1946 - Kosovo se integra à Federação Iugoslava liderada pelo comunista Josip Broz Tito.

- 1987 - Durante uma visita a Kosovo, Slobodan Milosevic defende os sérvios da província, no que foi considerado o discurso fundador de seu projeto da Grande Sérvia.

- 1989 - Milosevic decide revisar a Constituição sérvia, reduzindo de forma considerável a autonomia de Kosovo.

- 1992 - Ibrahim Rugova, eleito "presidente" de Kosovo em eleições paralelas organizadas pelos albano-kosovares, defende a resistência passiva para obter a independência e organiza instituições paralelas.

- 1997 - Surge o Exército de Libertação de Kosovo (UCK), que inicia ações de guerrilha contra as forças sérvias.

- 1998 - As forças de Milosevic reprimem a UCK e seus partidários. Morrem mais de 10 mil albaneses em Kosovo.

- 1999 - Ante os bombardeios da Otan, Belgrado retira suas tropas de Kosovo, que fica sob a proteção da Missão da ONU em Kosovo (MINUK) e da Aliança Atlântica.

- 2004 - Violentos distúrios contra os sérvios deixam 19 mortos e mais de 900 feridos.

- 2005 - O Parlamento kosovar adota em novembro uma resolução com o objetivo de criar um Estado independente.

Em dezembro, o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, enviado pela ONU, inicia uma missão para estabelecer o estatuto definitivo de Kosovo.

- 2006 - Em 21 de janeiro morre Ibrahim Rugova. Substitui-o Fatmir Sejdiu, um de seus seguidores.

Em 20 de fevereiro começam em Viena as negociações sobre o estatuto de Kosovo entre sérvios e albaneses de Kosovo.

- 2007 - Em 26 de janeiro, Ahtisaari apresenta um plano para a independência de Kosovo sob supervisão internacional.

Em 26 de março, no Conselho de Segurança da ONU, americanos e europeus apoiam esse plano. Rússia, que apoia a Sérvia, rejeita.

Em 29 de julho, frente ao bloqueio russo, o Grupo de Contato (Estados Unidos, Rússia, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália) pede a americanos, russos e europeus que busquem um compromisso entre albaneses de Kosovo e sérvios.

Em 10 de dezembro, constatam o fracasso das negociações.

- 2008 - Em 17 de fevereiro o Parlamento de Kosovo proclama a independência. A Sérvia promete lutar com meios pacíficos para revogá-la.

Em 8 de outubro a Sérvia conseguiu que a CIJ examinasse a questão da legalidade da proclamação unilateral de independência de Kosovo.

Em 9 de dezembro começa a trabalhar a Missão Europeia de Polícia e Justiça de Kosovo (Eulex), na mais importante operação civil da história lançada pela União Europeia.

- 2009 - Em 4 de junho as autoridades de Pristina anunciam que Kosovo se convertia em membro número 186 do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Em 1º de dezembro a CIJ inicia as audiências sobre a independência de Kosovo. Do dia 1º ao 11 de dezembro de 2009, interviram Sérvia, Kosovo e 29 Estados, entre eles Rússia e Estados Unidos.

- 2010 - 22 de julho: A CIJ determina, em uma setença de caráter consultivo, que a declaração de independência de Kosovo "não violou o direito internacional geral".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host