UOL Notícias Notícias
 
22/07/2010 - 15h46

Espanha: agência Fitch rebaixa nota de Caja Madrid

MADRI, 22 Jul 2010 (AFP) -A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta quinta-feira em um grau a nota da dívida de longo prazo da segunda maior caixa de poupança espanhola, a Caja Madrid, um dia antes da publicação dos testes de solvência dos bancos europeus.

A Fitch baixou de A+ para A a nota da Caja Madrid que avalia o perfil da dívida de longo prazo levando em conta a "pressão sobre as receitas" da entidade e "a deterioração de sua carteira de ativos", segundo um comunicado que informa também que se mantém a perspectiva negativa.

A agência estima que o nível de capital da instituição é "relativamente limitado para seu perfil de risco" e prevê que sua margem de operação, que indica sua rentabilidade, sofrerá em 2010 e 2011 com a queda das taxas de juros, o menor aumento dos empréstimos e a alta dos empréstimos duvidosos.

Além disso, lembra "as limitadas perspectivas de crescimento da economia espanhola".

O setor das caixas de poupança está em plena transformação na Espanha, com uma série de fusões para reduzir custos e enfrentar a crise, auxiliado pelo Banco da Espanha, que pôs à disposição um fundo de ajudas.

A Caja Madrid uniu-se a outras seis caixas para formar a terceira maior instituição financeira do país.

O jornal espanhol El Economista publicou nesta quinta-feira que as caixas de poupança espanholas passaram com êxito nos testes de solvência, cujos resultados serão publicados na sexta-feira, graças a um recurso que consiste em contabilizar as ajudas do fundo de resgate espanhol como capital próprio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,80
    3,257
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h19

    0,97
    63.840,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host