UOL Notícias Notícias
 
23/07/2010 - 23h35

EUA: polícia prende 43 por narcotráfico

LOS ANGELES, 23 Jul 2010 (AFP) -As autoridades americanas e mexicanas detiveram 43 pessoas ligadas ao cartel das drogas dos irmãos Arellano Félix, incluindo um funcionário mexicano da Baixa Califórnia encarregado do contato com as autoridades americanas.

Os 43 detidos, nos Estados Unidos e no México, foram acusados por crimes diversos, como formação de quadrilha, homicídio, sequestro, roubo, narcotráfico e lavagem de dinheiro", revelou nesta sexta-feira a procuradora geral do Distrito Sul da Califórnia, Laura Duffy.

O grupo integrava a chamada organização de Fernando Sánchez, um braço do cartel dos irmãos Arellano Félix

Entre os presos está o funcionário mexicano Jesús Quiñones, diretor de ligação da Procuradoria Geral de Justiça do estado da Baixa Califórnia (norte do México) para as forças de segurança dos Estados Unidos.

Quiñones, que foi preso na quinta-feira, em San Diego (sul da Califórnia), é acusado de vazar informações confidenciais para narcotraficantes e de promover a prisão de criminosos adversários.

Segundo a procuradoria, 31 dos 43 acusados foram detidos em operações simultâneas em San Diego (200 km ao sul de Los Angeles) e no território mexicano.

Os acusados colaboravam com Fernando Sánchez Arellano, sobrinho dos irmãos Arellano Felix, que domina o tráfico de drogas na fronteira com a Califórnia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host