UOL Notícias Notícias
 
23/07/2010 - 12h31

ONU nomeia 3 especialistas para investigar o ataque israelense à frota

GINEBRA, 23 Jul 2010 (AFP) -O Conselho de Direitos Humanos da ONU nomeou nesta sexta-feira três especialistas encarregados de realizar uma investigação independente sobre o ataque contra a frota humanitária internacional que tentou furar o bloqueio a Gaza, e que deixou um saldo de nove mortos.

Os designados são Desmond de Silva (Reino Unido), ex-promotor do tribunal especial para Serra Leoa, Mary Shanthi Dairiam (Malásia), do grupo de trabalho sobre a igualdade de sexos do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e Karl Hudson-Phillips (Trinidad e Tobago), juiz da Corte Penal Internacional de 2003 a 2007.

Eles deverão investigar possíveis as violações do direito internacional resultantes dos ataques israelenses contra uma frota de barcos que transportravam ajuda humanitária.

Também nesta sexta, a Israel decidiu restituir à Turquia três dos navios apreendidos em 31 de maio durante o ataque contra a frota, informou a rádio pública israelense.

Esta decisão, tomada pelos sete ministros do gabinete restrito de segurança, foi comunicada às autoridades turcas pelo embaixador israelense em Ancara e se tornará efetiva nos próximos dias, segundo a rádio.

O ferry "Mavi Marmara", navio principal da frota, se encontra atualmente ancorado numa base da marinha israelense do porto de Haifa (norte) e os outros dois navios turcos se encontram no porto de Ashdod (sul), segundo a mesma fonte.

O ministério israelense de Defesa realiza preparativos logísticos visando à partida dos três barcos.

Durante a violenta abordagem da frota por comandos israelense, nove passageiros turcos do "Mavi Marmara" foram mortos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host