UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 16h57

Equipe israelense de voleibol é recebida com protestos na Turquia

ANCARA, Turquia, 24 Jul 2010 (AFP) -Entre 150 e 200 pessoas protestaram, este sábado, contra a equipe israelense de vôlei feminino, que chegou a Ancara para participar de um torneio europeu, expressando a ira contra a intervenção israelense a uma frota com ajuda humanitária com destino a Gaza, que deixou vários mortos no fim de maio.

Controlados pela polícia, os manifestantes se concentraram em frente ao Palácio de Esportes da capital turca, onde a equipe israelense enfrentava a Sérvia pelas semifinais da Liga Europeia feminina, segundo um fotógrafo da AFP.

"O Mavi Marmara é nossa honra", gritavam os manifestantes, em alusão ao barco a bordo do qual onze turcos, um deles com turco-americano, morreram após a embarcação ter sido interceptada por um comando israelense na costa de Gaza, em 31 de maio passado.

Os manifestantes também agitaram uma bandeira palestina, enquanto gritavam "Allahu Akbar!" (Deus é grande, em árabe), ao mesmo tempo em que um grupo tentava entrar no complexo esportivo, sendo logo repudiado pela polícia.

Um representante dos manifestantes disse à AFP que eles esperavam que as autoridades turcas cancelassem o jogo e que as jogadoras da equipe israelense fossem expulsas, em meio à crise desatada entre os dois países.

A partida foi disputada a portas fechadas e terminou com a derrota de Israel para a Sérvia por 3-0.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host