UOL Notícias Notícias
 
24/07/2010 - 09h30

Irã cria fundo de 8 milhões de dólares para fusão nuclear (agência)

TEERÃ, 24 Jul 2010 (AFP) -O Irã criou um fundo de oito milhões de dólares para pesquisas "sérias" em matéria de fusão nuclear, anunciou neste sábado Ali Akbar Salehi, chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), citado pela agência Isna.

Ali Akbar Salehi indicou que 50 pessoas participam desta missão, iniciada há cerca de 30 anos, quando "não era verdadeiramente séria".

"Mas, atualmente, a pesquisa sobre a fusão foi lançada seriamente", disse Salehi. "O orçamento inicial é de 80 bilhões de riais (oito milhões de dólares)" para esse programa de pesquisa, revelou.

"Serão necessários entre 20 e 30 anos para que o processo possa ser comercializado, mas nós temos que utilizar todas as capacidades do país para empregar a velocidade necessária à pesquisa para fusão", indicou.

Por muito tempo, a fusão nuclear foi apresentada como a fonte de energia mais econômica, limpa e duradoura para o futuro. Mas, apesar das pesquisas realizadas no mundo desde os anos 1950, não se chegou a uma aplicação industrial.

Apesar das acusações de grande parte da comunidade internacional e de sanções, o Irã ressalta que suas pesquisas nucleares têm objetivos estritamente civis e pacíficos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host