UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 16h35

Correa diz que Equador saberá defender sua soberania de qualquer agressão

QUITO, 25 Jul 2010 (AFP) -O Equador é um país de paz, mas está preparado para defender sua soberania de qualquer agressão, disse este domingo o presidente Rafael Correa, reiterando sua advertência, após o bombardeio colombiano contra uma base guerrilheira em território equatoriano, em 2008.

"Somos amantes da paz e da doce fadiga do trabalho. Os equatorianos não queremos (agredir), nem agredimos ninguém, mas sabemos e saberemos defender nossa integridade territorial contra qualquer um que tente pisoteá-la", disse Correa durante ato por ocasião do aniversário de fundação de Guayaquil.

"Estamos recuperando a independência no nosso território. Como sempre deve acontecer, não temos que renunciar diante de ninguém a nossa soberania", acrescentou o presidente, segundo declarações reproduzidas pela agência pública Andes.

Embora não tenha feito alusão diretamente ao ataque de 1º de março de 2008, Correa tem sido enfático em advertir o governo colombiano que considerará causa de guerra uma nova incursão como aquela, na qual morreram 25 pessoas, inclusive o número dois da guerrilha das Farc, Raúl Reyes.

A raíz deste bombardeio na região fronteiriça de Angostura, o Equador rompeu relações com a Colômbia, embora estas tenham sido restabelecidas em novembro passado, ao nível de encarregados de negócios, e está em andamento um processo para normalizá-las plenamente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host