UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 18h09

Crise colombo-venezuelana afeta cinco milhões de pessoas

BOGOTÁ, 25 Jul 2010 (AFP) -Cinco milhões de pessoas residentes nos dois lados da fronteira colombo-venezuelana são afetadas pela crise entre os dois vizinhos, informou este domingo a presidente da Câmara de Comércio Colombo-venezuelana, Magdalena Pardo.

"No total, cinco milhões de pessoas da fronteira são diretamente afetadas pela crise", disse Pardo à edição digital do jornal bogotano El Espectador.


Ela afirmou que os moradores da cidade colombiana de Cúcuta (nordeste) e os das venezuelanas Ureña e San Cristóbal "estão separados apenas pela ponte internacional e, portanto, sua atividade comercial e social se desenvolve nos três povoados".

"Toda a população fronteiriça se vê afetada pelas decisões dos governos, já que as restrições à passagem transfronteiriça de mercadorias e pessoas levou a uma proliferação de instituições informais e ilegais", enfatizou.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, rompeu na quinta-feira as relações diplomáticas com a Colômbia, depois que Bogotá denunciou, ante a OEA, que milhares de guerrilheiros colombianos têm uma "presença ativa" na Venezuela, o que Caracas nega.

Chávez restringiu o comércio com a Colômbia desde julho de 2009, depois que Bogotá e Washington assinaram um acordo de cooperação, pelo qual militares americanos podem operar de forma controlada em sete bases colombianas, o que a Venezuela considera um risco para sua segurança.

A Venezuela era, até então, o segundo parceiro comercial da Colômbia, depois dos Estados Unidos.

Segundo empresários dos dois países, nos primeiros três meses de 2010, o comércio binacional caiu 70%, em comparação com o mesmo período do ano passado, o que se reflete no alto desemprego que afeta os departamentos (estados) fronteiriços colombianos de Norte de Santander (do qual Cúcuta é capital), Arauca e La Guajira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host