UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 12h31

Premiê britânico David Cameron visita Turquia e Índia

Londres, 25 Jul 2010 (AFP) -O primeiro-ministro britânico David Cameron realizará nesta segunda e na terça-feira uma visita à Turquia, para abordar a candidatura de Ancara a membro da UE, antes de viajar para a Índia na esperança de estabelecer uma "nova relação especial".

Acompanhado pelo chefe da diplomacia britânica William Hague, Cameron se reunirá em Ancara com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan. Londres é um fervoroso defensor da entrada da Turquia na União Europeia. A rainha Elizabeth II havia ressaltado, durante uma visita de Estado em 2008, que a Turquia estava em uma "situação única como ponte entre o Oriente e o Ocidente, em um momento crucial para a União Europeia e para o mundo em geral".

O processo de adesão enfrenta a oposição de Paris e Berlim, além da recusa da Turquia em abrir seus portos e aeroportos a embarcações e aeronaves da República do Chipre, que Ancara não reconhece, mas que é membro da UE.

O novo governo de David Cameron, que tomou posse em maio, prometeu reforçar seus laços com a Turquia.

Cameron voará depois para a Índia, em uma data ainda não divulgada. Com essa antiga joia do império britânico, o primeiro-ministro quer "remodelar a política externa britânica e dar nova ênfase aos aspectos comerciais", disse na semana passada.

O chefe de governo quer ter com a Índia uma parceria-chave, estabelecendo uma "nova relação especial" que passaria pela entrada de Nova Délhi no Conselho de Segurança da ONU.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host