UOL Notícias Notícias
 
25/07/2010 - 19h29

Venezuela apresentará proposta de paz para a Colômbia na Unasul

BOGOTÁ, 25 Jul 2010 (AFP) -A Venezuela apresentará, na próxima quinta-feira, durante reunião de ministros das Relações Exteriores da União de Nações Sul-americanas (Unasul), uma proposta de paz para a Colômbia, afirmou o chanceler venezuelano Nicolás Maduro, em declarações transmitidas este domingo pela rádio RCN de Bogotá.

"Nós vamos levar (à reunião de ministros das Relações Exteriores da Unasul, em Quito) a posição de paz que a Venezuela propõe para a Colômbia", disse Maduro na cidade venezuelana fronteiriça de San Antonio del Táchira, segundo a RCN.


O chanceler fez esta declaração no contexto do rompimento de relações de Caracas com Bogotá, depois que o governo colombiano denunciou na quinta-feira passada, perante a OEA, que milhares de guerrilheiros colombianos têm "presença ativa" na Venezuela, o que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, nega.

Após romper relações, a Venezuela solicitou ao Equador, que ocupa a presidência pró-tempore da Unasul, uma cúpula "de emergência" dos chanceleres da região para examinar o assunto, a qual foi convocada para a próxima quinta-feira.

Maduro reiterou, este domingo, a posição de Chávez de que as acusações "falsas" do governo do presidente em fim de mandato colombiano, Álvaro Uribe, representam um pretexto dos Estados Unidos para agredir a Venezuela a partir da Colômbia.

"Nós temos paciência, segurança do que estamos fazendo e esperamos uma grande retificação do próximo governo (colombiano, que será presidido, a partir de 7 de agosto, por Juan Manuel Santos)", enfatizou o chanceler na declaração divulgada pela RCN.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,13
    3,164
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h53

    2,10
    70.078,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host