UOL Notícias Notícias
 
26/07/2010 - 12h52

AIEA recebe resposta do Irã a acordo com Brasil e Turquia

VIENA, 26 Jul 2010 (AFP) -A Agência Internacional de Energia Atômica confirmou nesta segunda-feira que recebeu a resposta de Teerã aos questionamentos do Grupo de Viena (Estados Unidos, Rússia e França) sobre a proposta de troca de combustível nuclear feita pelo Brasil, Turquia e a República Islâmica.

"O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Yuyika Amano, recebeu hoje (segunda-feira) uma carta do governo iraniano sobre o fornecimento de combustível nuclear para o reator de pesquisa de Teerã", indicou Gill Tudor, porta-voz do organismo.

"A carta foi transmitida aos governos francês, russo e americano, assim como aos governos brasileiro e turco", acrescentou.

Pouco antes, a agência iraniana Fars havia anunciado a entrega pelo representante iraniano ante o organismo, Ali Asghar Soltanie. Segundo a Fars, a carta foi assinada pelo chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi. A AIEA não comunicou os detalhes.

O grupo de Viena levantou uma série de questionamentos sobre a proposta de troca de combustível nuclear feita pelo Brasil, Turquia e Irã, chamada de Declaração de Teerã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host